Individual

Jose Iran Firmino da Silva


Funções

Descrição curta

Nascido e criado em Fortaleza - CE, desde cedo despertou o interesse pela umbanda, e pela cultura africana. tendo como maior inspiração seu pai, um zelador umbandista que também praticava o espiritismo, chamado de mesa branca. Percebendo a riqueza cultural que havia na religião passou a criar projetos e oportunidades para manter viva essa herança cultural, tão única e genuinamente brasileira. Hoje aos 25 anos de casa aberta - SEUCI (SOCIEDADE ESPIRITUAL DE UMBANDA CABOCLO INDIO) - e aos mais de 30 anos de Coroado, Pai Iran Odé ou Pai Iran do Nego Chico é um dos Líderes e produtores culturais de matriz afro-religiosa do Ceará, envolvido em diversos dos principais projetos do Estado ligados ao tema e influente personalidade envolvida nas tomadas de decisões e políticas públicas para os interesses dos povos de matrizes africanas.

Dados Pessoais

E-mail Público: SEUCICONTATO@GMAIL.COM

Descrição

José Iran Firmino da Silva, mais conhecido como Pai José Iran, nasceu em 2 de agosto de 1977, em Fortaleza (CE). Desde os 7 anos teve contato com a Umbanda, encantando-se com os rituais, os pontos cantados e a força da espiritualidade de matriz africana.

Durante a infância, morou com os avós em Morada Nova, no interior do estado, mas ao retornar à capital no início dos anos 90, mergulhou definitivamente na vivência religiosa e cultural. No bairro Bom Jardim, conheceu Antônio Louro (in memoriam), seu pai de santo e referência de luta cultural e comunitária na região.

Inspirado por ele, Pai Iran passou a atuar com blocos de carnaval, festas populares, quadrilhas juninas e, principalmente, com a tradicional Festa de Iemanjá, da qual se tornaria um dos principais organizadores em Fortaleza, em articulação com a AUESM e casas irmãs.

Em 2000, fundou a SEUCI – Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Índio, casa que dirige até hoje com compromisso e amor, sendo reconhecida em 2024 como Ponto de Cultura, sede de uma biblioteca e de um museu comunitários certificados.

Além da condução religiosa, Pai Iran também atua como cantor, produtor cultural e formador comunitário. É vocalista do Grupo Cultural Toque de Senzala, parceiro em ações com escolas, praças, rodas e eventos públicos que difundem os pontos da Umbanda e a música afro-brasileira.

Em sua caminhada, recebeu o título de Embaixador do Congresso Nacional da Umbanda pela Renovação, certificado pelo Movimento Político Umbandista (MPU) e foi um dos colaboradores da Carta Magna da Umbanda, lançada em 2014.

Participou de formações pela Temporada de Arte Cearense – Redes de Criação (2024), envolvendo gestão cultural, elaboração de projetos, portfólio, mapa cultural e sustentabilidade. Também participou do 1º Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará, fortalecendo a luta por direitos culturais e religiosos.

Com humildade, escuta e firmeza, Pai Iran segue firme na missão de preservar e multiplicar os saberes da Umbanda, cuidando de sua comunidade, acolhendo com amor e ensinando com o exemplo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem