Coletivo

SEUCI - ESPADARTE

Área de Atuação

Cultura Popular

Funções

Descrição curta

SEUCI é uma casa de desenvolvimento espiritual e cultural de caráter formativo, educacional e memorial com ações socais coletivas diversas e contínuas em prol do bem coletivo, do acolhimento, da orientação, da cultura e do zelo pela sua comunidade e de sua família de participantes que frequentam os eventos, festas, ações sociais e giras na casa e em eventos culturais na cidade.

E-mail: joseiran.arole@gmail.com

Endereço: Rua Andrea Soares 1153, Siqueira, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60544-340

Logradouro: Rua Andrea Soares

Número: 1153

Complemento:

Bairro: Siqueira

Descrição

A Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Índio (SEUCI) foi fundada em 22 de julho de 2000, no bairro Siqueira, periferia de Fortaleza (CE), por Pai José Iran, um jovem sacerdote já comprometido com a espiritualidade, a cultura e a comunidade.

Nascida do desejo de acolher, orientar e fortalecer a fé de filhos e filhas de santo, a SEUCI se consolidou ao longo dos anos como muito mais do que um terreiro. Com as giras espirituais como centro de seu axé, a casa também passou a atuar como espaço de formação comunitária, proteção ancestral e articulação cultural, acolhendo crianças, jovens, famílias e parceiros em ações diversas.

Com um trabalho contínuo e comprometido, a SEUCI passou a realizar ações semanais como giras de desenvolvimento espiritual, sopões comunitários, acolhimento infantil e rodas de leitura e bate-papo, além de atividades mensais com doações de cestas básicas, oficinas, formações e festas abertas à comunidade.

Com o passar dos anos, a casa tornou-se ponto de referência cultural no Grande Bom Jardim, sendo oficialmente reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, em novembro de 2024. Também abriga a Biblioteca Pública Comunitária SEUCI, cadastrada no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (registro nº 0057/2024), reforçando seu papel como espaço de saberes, memória e leitura.

Desde 2 de agosto de 2020, a casa abriga também o Museu SEUCI, uma iniciativa do Coletivo Cultural de Umbanda voltada à preservação da memória da religião e à valorização da cultura afro-brasileira. O museu conta com acervo de vestimentas sagradas, instrumentos, fotografias, documentos e objetos tradicionais, além de biblioteca, visitas guiadas e ações educativas abertas ao público.

A SEUCI realiza festas e atividades espirituais durante todo o ano, como parte do seu compromisso com a fé e a comunidade. No entanto, algumas celebrações se destacam como as mais tradicionais e marcantes do seu calendário, como a de Seu Nego Chico (março), Caboclo Índio (julho), Seu Marabô e Dona Maria Padilha (dezembro) e a Festa das Crianças do Encanto (setembro), ação social com distribuição de brinquedos, doces e livros para a comunidade.

Em 2023/2024, a SEUCI foi contemplada pela Temporada de Arte Cearense (TAC) com o projeto “Povo de Pemba”, oferecendo oficinas, exposições, apresentações artísticas e momentos de formação. A casa também é uma das idealizadoras do evento Clarins de Aruanda, realizado em parceria com o C.E.U. Pai Jacob e Vira Mundo, sendo um dos encontros culturais e religiosos mais importantes do calendário local, em homenagem a São Jorge/Ogum.

Com mais de 20 anos de atuação, a SEUCI segue sendo lugar de fé, acolhimento, resistência e partilha — mantendo viva a força da Umbanda e dos saberes ancestrais em pleno território urbano.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Jose Iran Firmino da Silva

Nascido e criado em Fortaleza - CE, desde cedo despertou o interesse pela umbanda, e pela cultura africana. tendo como maior inspiração seu pai, um zelador umbandista que também praticava o espiritismo, chamado de mesa branca. Percebendo a riqueza cultural que havia na religião passou a criar projetos e oportunidades para manter viva essa herança cultural, tão única e genuinamente brasileira. Hoje aos 25 anos de casa aberta - SEUCI (SOCIEDADE ESPIRITUAL DE UMBANDA CABOCLO INDIO) - e aos mais de 30 anos de Coroado, Pai Iran Odé ou Pai Iran do Nego Chico é um dos Líderes e produtores culturais de matriz afro-religiosa do Ceará, envolvido em diversos dos principais projetos do Estado ligados ao tema e influente personalidade envolvida nas tomadas de decisões e políticas públicas para os interesses dos povos de matrizes africanas.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem