Descrição curta

SEUCI é uma casa de cultura e desenvolvimento espiritual e amplamente cultural de caráter formativo, educacional e memorial com ações socais coletivas diversas e contínuas em prol do bem coletivo, do acolhimento, da orientação, da cultura e do zelo pela sua comunidade e entorno no bairro Bom Jardim e de sua família de participantes e convidados.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 150

Email Público: seucicontato@gmail.com

Endereço: Rua Andrea Soares, , Siqueira, Fortaleza, undefined, CE, 60544-340

Estado: CE

Município:

CEP: 60544-340

Logradouro: Rua Andrea Soares

Número: 1153

Complemento:

Bairro: Siqueira

Descrição

A Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Índio (SEUCI) é uma casa de matriz africana situada no bairro Siqueira, em Fortaleza (CE). Fundada em 22 de julho de 2000, na Rua Andrea Soares, nº 1155, a SEUCI é reconhecida como Ponto de Cultura e se destaca como um espaço de espiritualidade, formação, memória e ação comunitária. Ela é referência no acolhimento e na valorização da cultura afro-brasileira na periferia da cidade.

Sob a liderança do Pai José Iran, a casa promove diversas atividades semanais, mensais e eventuais, incluindo giras de desenvolvimento espiritual, rodas de conversa, sopão comunitário, acolhimento infantil, oficinas culturais, doações de alimentos e livros, festas mensais e cursos abertos à comunidade.

A SEUCI também é uma das idealizadoras do evento Clarins de Aruanda, realizado em parceria com o C.E.U. Pai Jacob e Vira Mundo, sob a liderança de Pai Jefferson e Mãe Janaína. Essa celebração dedicada a São Jorge/Ogum une fé, arte e resistência dos povos de axé.

Dentre as festas tradicionais do terreiro, destacam-se a Festa do Seu Nego Chico, celebrada em março; a Festa do Seu Caboclo Índio, em julho; e a Festa de Seu Marabô e Dona Maria Padilha, realizada em dezembro.

Em 2023 e 2024, a SEUCI foi contemplada na Temporada de Arte Cearense (TAC) com um projeto formativo que incluiu aulas, palestras, exposições de roupas e instrumentos sagrados e apresentações de grupos culturais.

Além disso, em setembro, acontece a tradicional "Festa das Crianças do Encanto", ação social em homenagem a Cosme e Damião, que distribui doces, brinquedos e livros para as crianças da comunidade, fortalecendo o espírito de partilha e cuidado. Essa iniciativa já ocorre há dois anos e vem crescendo a cada edição.

Com mais de duas décadas de história, a SEUCI permanece como um espaço vivo de axé, saberes ancestrais e construção coletiva, promovendo espiritualidade, cultura e transformação social no coração do Grande Bom Jardim.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Jose Iran Firmino da Silva

Nascido e criado em Fortaleza - CE, desde cedo despertou o interesse pela umbanda, e pela cultura africana. tendo como maior inspiração seu pai, um zelador umbandista que também praticava o espiritismo, chamado de mesa branca. Percebendo a riqueza cultural que havia na religião passou a criar projetos e oportunidades para manter viva essa herança cultural, tão única e genuinamente brasileira. Hoje aos 25 anos de casa aberta - SEUCI (SOCIEDADE ESPIRITUAL DE UMBANDA CABOCLO INDIO) - e aos mais de 30 anos de Coroado, Pai Iran Odé ou Pai Iran do Nego Chico é um dos Líderes e produtores culturais de matriz afro-religiosa do Ceará, envolvido em diversos dos principais projetos do Estado ligados ao tema e influente personalidade envolvida nas tomadas de decisões e políticas públicas para os interesses dos povos de matrizes africanas.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem